sobre a autora

Débora Almeida é carioca da gema.

Nascida e criada no Rio de Janeiro, cresceu no subúrbio  e por conta da faculdade e da profissão escolhida mudou-se para a Zona Sul carioca de onde nunca mais saiu. Morou em Botafogo, Santa Tereza, mas acabou adotando Copacabana como reduto de seu corpo, mente e inspirações.

Formou-se em Interpretação Teatral e em Licenciatura em Artes Cênicas pela UNI-Rio.

Saber ler e escrever sempre foram metas muito claras desde quando era pequeninha quando com três anos de idade via a mãe, o pai e a irmã decifrando a combinação das letras do alfabeto. A menina inquieta mais nova de uma trupe de primos não se conformava em depender dos outros para entender as letras que circulavam as figuras dos livros de estórias e depois de muito cutucar a mãe professora, aprendeu a ler mesmo antes de entrar para a escola. Ler, descobrir o mundo era uma paixão que não parava de crescer e escrever, logo que a menina aprendeu o beabá da Cartilha da Casinha Feliz ,se transformou em atividade tão necessária e incrível quanto qualquer outra brincadeira de criança, às vezes , inclusive, era mais emocionante do que pular corda ou andar de pique esconde.

Débora foi colaboradora dramatúrgica de vários espetáculo teatrais, entre eles: A Roda do Mundo(2001), Candaces- A Reconstrução do Fogo (2003) Bakulo- Os Bem Lembrados (2005) Silêncio (2007), todos da Cia dos Comuns; Quatro Bancos e Uma Rosa (2003) escreveu os espetáculos: Beatriz (2008); Clara (2000) Nossa Cor(2004). Roteirizou os vídeo Registro (2005) e A Cartomante (2008). Atuou, escreveu e dirigiu o monólogo Sete Ventos (2009- Prêmio Myriam Muniz de Teatro/2009)e participou de Cadernos Negros 32 (2009),antologia de contos afro-brasileiros publicado pelo selo Quilombhoje, em São Paulo, com o conto Bandelê- A História do Menino Que Tinha a Serpente nos Olhos.

Outros blogs da autora:

Débora Almeida-atriz e produtora cultural: http://deboraalmeidaportfolio.wordpress.com

Borboleta Avoada: http://borboletaavoada.blogspot.com

Sete Ventos: http://seteventosespetaculo.blogspot.com

Projéteis Empreendedores Culturais: http://cooperativaprojeteis.blogspot.com

Anúncios
%d blogueiros gostam disto: